Memórias de Pau-Preto
e Marfim

Uma curta-metragem de docuficção em animação sobre a Guerra Colonial e o “Retorno”, a partir de testemunhos reais. A partir da análise do luso-tropicalismo de Gilberto Freyre, da propaganda responsável pela manutenção da “política do espírito” do Estado Novo e do seu reflexo na identidade nacional saudosista e imperialista portuguesa, o ensaio pretende refletir sobre a história de um país que escolhe romantizar a miscigenação e “os descobrimentos”, esquecendo o papel que exerceu na história do tráfico escravocrata e da colonização.

A investigação parte de arquivos familiares e imagens vernaculares, transferidos intergeracionalmente, materializando-se num ensaio audiovisual que procura discutir criticamente, através de técnicas de animação e docuficção, a relação entre a memória e a narrativa colonial portuguesa, em especial a responsabilidade e capacidade da geração “pós-memória” em questionar estas narrativas.

Através da recolha de testemunhos orais, cartas, postais e fotografias, bem como de imagens de objetos coloniais que acompanharam a migração de milhares de portugueses das ex-colónias, o ensaio fílmico reúne a memória e história dos meus avós maternos, ex-colonos e retornados de Quelimane, Moçambique e do meu avô paterno, ex-combatente da Guerra Colonial em Angola.

O projeto relaciona fotografias do arquivo familiar, bem como documentação impressa que foi descoberta ao longo da investigação, imagens de propaganda do arquivo público e a animação, procurando estabelecer novas formas de ver o arquivo e dar a conhecer novas narrativas.

A relação entre os diferentes materiais pretende mostrar a complexidade e multiplicidade de histórias possíveis, procurando contar uma história mais alargada a partir das micro-narrativas.

Exposição

O projeto foi apresentado na Conferência Internacional de Contra-Imagem, organizada pelo Observatório de Estudos Visuais e Arqueologia dos Media do Instituto NOVA de Ciências da Comunicação (ICNOVA) da NOVA FCSH, Universidade NOVA de Lisboa em 2022 e no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto enquanto parte da defesa de Mestrado em Design da Imagem, nesse mesmo ano. Neste último contexto a curta-metragem foi apresentada acompanhada dos materiais de arquivo encontrados durante a investigação.

Publicação

O relatório do projeto foi editado e publicado com o apoio do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Média e Cultura) e FCT (Fundação de Ciência e Tecnologia), resultando numa publicação descritiva do processo de investigação e dos seus resultados.

Trailer da animação

Realização Inês Costa
Animação Inês Costa
Sound Design João Beleza
Design Gráfico Thiago Liberdade
Trabalho realizado no Mestrado de Design da Imagem (FBAUP)
Orientado por Susana Lourenço Marques
2020/2021

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDP/04057/2020.
This work is financed by national funds through the FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the scope of the project UIDB/04057/2020.